Atendimento: Segunda - Sexta - 8:00 as 18h
radioterapia-ou-quimioterapia
Quimioterapia ou Radioterapia?

Na luta contra o câncer, Quimioterapia e Radioterapia são tratamentos que despertam medo e insegurança nos pacientes. Embora estejam relacionados a efeitos colaterais indesejáveis, muitas vezes são a forma mais efetiva de destruir ou controlar a doença.

A radioterapia é o método mais comum no combate ao câncer, estando presente no tratamento de dois, a cada três pacientes com a doença. O procedimento consiste no uso de radiações ionizantes direcionadas ao local do tumor para destruir as células cancerígenas ou impedir que elas aumentem. A radioterapia pode ser externa (Teleterapia) ou interna (Braquiterapia).

Entre os efeitos colaterais mais comuns estão cansaço, reações de pele, perda de apetite e dor ao engolir. O método tem ação localizada e, em alguns casos, será suficiente para curar ou controlar a doença, noutros, precisará ser combinado à quimioterapia, outros medicamentos e procedimentos cirúrgicos.

Já a quimioterapia consiste em introduzir na corrente sanguínea medicamentos que combatam as células cancerígenas e impedir que elas se espalhem pelo organismo. Os remédios com este fim são os chamados quimioterápicos, que podem ser administrados por via oral, intravenosa, intramuscular, subcutânea, intratecal ou tópica.

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns são: queda de cabelo, fadiga, diminuição da libido, maior vulnerabilidade a infecções fúngicas, défcite cognitivo (como dificuldade de concentração), refluxo e alterações no paladar.

Embora seja um tratamento com efeitos colaterais mais drásticos, é efetivo no combate à doença, muitas vezes sendo capaz de destruir o câncer sem que o paciente precise submeter-se a outros procedimentos. Noutros casos, pode ser um complemento à Radioterapia e/ou à cirurgia.

A escolha da quimioterapia ou radioterapia no tratamento do câncer depende do tipo e do estágio da doença. Submeter-se ou não a tais procedimentos é uma escolha do paciente, que deve ter em vista que a recomendação médica parte de uma avaliação minuciosa do caso, dos efeitos colaterais e das chances de cura.

Compartilhar
CONTATO Rua Isac Amaral, 190 - Dionísio Torres
CEP: 60130-120 / Fortaleza-CE
Fone: (85) 3031.4242
E-mail: contato@marnewtonpinheiro.med.br