O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre a população feminina, correspondendo a cerca de 25% dos novos casos da doença em mulheres e matando mais de 500 mil pessoas por ano no mundo todo. Mas quando é diagnosticado cedo, antes que tenha se espalhado para outras partes do corpo, apresenta taxa de sobrevida de 97%.
Para o diagnóstico precoce, é fundamental realizar a prevenção anual com o ginecologista e o autoexame das mamas regularmente.
O toque das mamas deve ser feito uma vez por mês, 3 a 5 dias após o início da menstruação. Mulheres que já passaram pela menopausa devem escolher um dia fixo no mês para realizá-lo. O exame consiste em três momentos: a observação em frente ao espelho, o toque em pé e o toque deitada.
Observação em frente ao espelho
De pé
Dica: o toque em pé pode ser feito durante o banho. As mãos e os seios ensaboados facilitam o exame.
[figura anexa]
Deitada
Lembre-se que não apenas nódulos, mas qualquer alteração pode ser sinal de câncer de mama, tais como: manchas, inchaços, mudanças na textura, ardência, coceira, vermelhidão, sulcos, assimetria, etc.
O objetivo do auto-exame é o autoconhecimento do corpo e a detecção de mudanças que devam ser levadas ao médico. Mas muitas vezes a doença passa despercebida ao toque e à observação. O melhor método para identificar o câncer ainda no início é a mamografia. Portanto, a prevenção anual com o ginecologista é insubstituível.